01/04/2016

COMO ESQUECER UM(A) EX?




Tenho visto muitas pessoas sofrendo por um ex. São relacionamentos que marcaram suas vidas, geralmente de forma negativa. Normalmente, para que o término ocorresse, houve traição, brigas muito sérias, ou mesmo, agressão. Contudo, apesar do rompimento da aliança de namoro ou noivado ou casamento, um dos parceiros continua emocionalmente ligado ao outro. Ouço, constantemente, essas pessoas dizerem que por mais que se esforcem não estão conseguindo se livrar dessa prisão emocional e isso está acabando com elas.

Não quero aqui dar um veredicto final, mas objetivo fazer sugestões para que você comece a se livrar desse tipo de prisão em que se meteu. Creio que Deus pode restaurar seu coração, te dar um novo alívio, uma nova esperança, uma alternativa a esse sofrimento desesperador, que tem te feito até ter dificuldade para se relacionar com Deus. Também não quero aqui dar sugestões superficiais ou filosóficas. Quero aprender ideias que você realmente possa colocar em prática.

Meu desejo é que a sua alma seja aliviada, que o seu coração seja acalentado.

1.     Assuma que o relacionamento acabou.

Parece simples, mas não é. A maioria das pessoas que estão nessa situação de se sentir, ainda que de alguma forma, ligadas a um ex., não assumiu, de fato, que o relacionamento acabou. Elas precisam aceitar essa ideia. Afirmar para si mesmas: Não existe mais! Acabou! Sem fazer isso, você vai continuar cogitando a possibilidade de um recomeço, de uma volta, de uma tentativa e enquanto houver essa alternativa, você continuará se prendendo a esse relacionamento que já te mostrou que não funciona. Portanto, assuma para si mesmo que deseja esquecer essa história, que já deu, que não quer mais. Deixe isso claro para você mesmo!

2.     Corte contato.

Muitas pessoas acham que o fato de manterem algum tipo de contato com o ex. é apenas uma forma de demonstrar respeito ou amizade com aquela pessoa. A não ser que o relacionamento tenha terminado pelos motivos corretos: quando o casal percebe que estão se machucando ou ambos não querem mais, manter contato com um ex. que você ainda gosta é ficar o tempo todo remoendo emoções do passado. Muitas meninas guardam fotos, presentes, número de telefone etc. Quando bate a carência, elas correm para essas ferramentas da lembrança e ficam chorando no quarto. Abandone isso! Após assumir que o relacionamento acabou, corte os laços com o seu passado. Rasque fotos, delete o número de telefone celular, desfaça-se dos presentes, exclua do Facebook! Se você não abrir mão de um relacionamento antigo em sua totalidade, jamais conseguirá construir um relacionamento novo em sua plenitude. Portanto, corte laços! Desligue-se fisicamente para que possa desligar-se emocionalmente.

3.     Pare de inventar desculpas para pensar no ex.

Ficar querendo saber como ele está, se está bem, se está namorando, se está feliz etc., não vai te ajudar em nada nesse processo de “desintoxicação”. Não queira saber nada sobre ele. Não pergunte aos amigos comuns nada que diga respeito a ele. Se ele está feliz, infeliz, solteiro, casado, morando junto, não importa mais para você! Você precisa primeiro ter compromisso com a sua felicidade, com você mesma! Ou você faz isso, ou vai passar o resto da vida se preocupando com uma pessoa que não está nem aí para você!

4.     Fale com Deus sobre isso.

Muita gente me escreve dizendo que já orou, fez campanha, um monte de coisas para esquecer. Acredito que podem ter feito isso! Mas não adianta só orar. Você tem que fazer a sua parte! É importante dizer que a maioria das pessoas que estão nessa situação, envolveram-se sexualmente os parceiros. O sexo abre um canal espiritual de comunicação entre os namorados. Por isso é tão importante você não se envolver sexualmente no namoro ou noivado. Sexo é para o casamento, pois a ligação eterna que o marido e a esposa têm justifica essa ligação espiritual que eles desenvolvem. Por isso, se você teve relação sexual com seu ex-namorado e ninguém sabe disso, você está vivendo sob um pecado oculto que continua te aprisionando. Meu conselho é que você procure seu pastor ou seu líder e confesse seu pecado! A Bíblia diz que quem confessa seu pecado e deixa alcança misericórdia. Peça perdão a Deus pelo seu pecado. Esse é um passo importante nesse processo. Além disso, é importante que essa relação sexual com o ex. não sirva de desculpa para o diabo ficar te acusando o tempo todo. Uma vez que Jesus te perdoou, ninguém mais pode te acusar. Quebre, portanto, todo sentimento de culpa pelo seu pecado, no nome de Jesus.





5.     Não tente encontrar um novo amor para esquecer o velho.

Muita gente acha que se aventurar em um novo relacionamento é o melhor caminho para esquecer um amigo antigo. Mas eu vejo isso como uma forma de egoísmo. Agindo assim, você vai magoar essa nova pessoa, pensando estar se vingando do seu ex., mas está se vingando de si mesma. Se terminou um namoro recentemente, dê um tempo para si mesmo! Vai se divertir! Conhecer gente nova. Não é legal engatar um relacionamento assim que terminar outro. Outra coisa importante é que começar um namoro gostando de outra pessoa é defraudação, pois você está “se aproveitando” de um relacionamento que não tem, de fato, interesse em fazer dar certo. Cuidado com isso! Hoje você defrauda alguém, amanhã será defraudado. Lembre-se da lei da Semeadura: Você colherá aquilo que plantar. Muitos dizem que engatam um novo namoro porque não conseguem ficar sozinhos. Quem assim age só demonstrando seu nível de imaturidade, revelando que, de fato, não está pronto para começar um namoro novo, pois relacionamento sem maturidade é porta de entrada para a frustração e dor.

6.     Terminou? Aproveite para fazer novas amizades.

Aproveite seu momento de solteiro para conhecer gente nova. Faça amizades, cuide dos velhos amigos. Saia. Divirta-se! Você não precisa de ninguém para te fazer feliz. Seja feliz com Deus! Cuide de suas emoções! Cuide de si mesmo! Quando você estiver emocionalmente maduro, com certeza encontrará alguém que possa transbordar a felicidade que já existe em você. Mude sua rotina. Saia para lugares que você ainda não foi. Nessas suas mudanças, é bem provável que você encontre um amor, alguém que resolva compartilhar a felicidade com você!

7.     Não tenha medo de estar solteiro.

Muitas pessoas têm medo de ser solteiros. Acham que ao terminarem um namoro, não encontrarão mais ninguém e serão infelizes para o resto da vida. Mas isso não é verdade! No começo vai dor, vai dar saudade, você vai chorar, se sentir só. Mas vai passar. O aconselhável é aproveitar seu momento de solteiro para investir em você. Faça um curso novo. Aprenda informática, Inglês, Japonês, qualquer coisa! É hora de investir no seu corpo, na sua saúde, tanto emocional quanto espiritual. Esse momento é seu! Quando você estiver bem consigo mesmo, com certeza encontrará alguém para compartilhar com você um novo amor e construir um relacionamento que seja baseado em Deus.

Anderson Cruz



Um comentário:

Suelen Velasco disse...

Ótimo texto. Já tenho praticado isso. Deus cura corações!!!
Deus te abençoe!